terça-feira, 22 de março de 2011

O Socialismo Científico

  
      Idéias defendidas e divulgadas por Marx e Engels. Também conhecido como marxismo, exerceu atração sobre operários, camponeses e intelectuais. Prometia o fim da sociedade industrial e assegurava a seus adeptos que seu triunfo seria garantido pela História. Em 1848, publicaram o livro Manifesto Comunista, proclamando: “Operários de todo o mundo, uni-vos!” Mostrando que a classe operária era internacional e sua revolução, mundial. Segundo Marx, a história da humanidade era a história da luta entre as classes sociais. A sociedade capitalista, segundo ele, criava as condições para a eliminação das classes sociais. A revolução socialista, que seria liderada pelos operários, estabeleceria uma nova sociedade em que a propriedade seria comum, coletiva, e não haveria explorados nem exploradores.




    ¾     Karl Marx (1818-1883): filósofo e economista alemão.





  ¾     Friedrich Engels (1820-1895): filósofo e industrial alemão.






      Conceitos:

      ·   Modo de produção: base material (estrutura) da sociedade representada pelas forças de produção econômica (instrumentos e pessoas) e pelas relações sociais de produção (dominação, solidariedade). O modo de produção condiciona, de maneira geral, a vida social, política e intelectual. Para Marx, não é a consciência dos homens que determina sua existência, mas a existência que determina a sua consciência.

      ·   Mais-valia: corresponde ao valor da riqueza produzida pelo operário além do valor remunerado de sua força de trabalho e que é apropriado pelos capitalistas. Caracteriza a exploração operária como um fator crescente e imprescindível de capitalização da burguesia.

      ·   Dialética: processo permanente de transformações sofrido pela natureza e pela sociedade. Movimento gerado pela luta das forças contrárias, antagônicas (positivo e negativo, vida e morte, amor e ódio, céu e inferno, explorado e explorador). Tese e antítese que tem como resultado uma unidade transformada, a síntese.

      ·   Luta de classes: é o “motor da História”, ou seja, o agente transformador da sociedade que só terminaria com a construção da sociedade comunista perfeita, fazendo desaparecer a exploração de classes e as injustiças sociais.

      ·   Revolução socialista: ação política do operariado que inauguraria a construção de uma nova sociedade. Num primeiro momento seriam instalados o controle do Estado pela ditadura do proletariado e a socialização dos meios de produção, eliminando a propriedade privada. Num segundo momento alcançaria o comunismo, que representaria o fim de todas as desigualdades sociais e econômicas, inclusive o fim do próprio Estado.

2 comentários:

  1. Boa Dica Prof entrei e comprovei seu blog ta super mesmo Prof !!!

    ResponderExcluir
  2. Professor seu blog ta muito bom, alem de ter a materia completa da pesquiza que voce pediu na minha sala *-*

    ResponderExcluir