sábado, 12 de março de 2011

"Olga”, o filme como recurso didático


No mundo de hoje, a comunicação audiovisual ocupa grande parte da vida das pessoas. As relações estão cada vez mais rápidas e a transmissão de informações acompanha esse ritmo. Por isso, é importante utilizar formas de comunicação atuais e dinâmicas.

Atualmente, uma boa maneira de chamar a atenção e despertar o interesse dos jovens é utilizar a linguagem audiovisual. O cinema, por exemplo, é um meio envolvente que pode tornar o aprendizado mais divertido e o ensino mais eficiente. A partir de um filme, é possível levantar diversos questionamentos.

Baseado no romance best seller homônimo, Olga é um filme que mostra a vida da militante comunista Olga Benário Prestes, da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, passando por seu treinamento militar na União Soviética, seu período no Brasil ao lado do marido Luís Carlos Prestes e o nascimento de sua filha, Anita Leocádia, em uma prisão da Gestapo e aborda questões históricas e sociais. O filme pode promover debates, não somente sobre história, como também sobre literatura, obras biográficas e adaptações literárias tanto para o cinema quanto para o teatro.
  
O filme retrata importantes momentos da história do Brasil e do mundo a partir do ponto de vista da vida pessoal da militante comunista Olga Benário. O filme pode ser usado para estimular os alunos a estudarem o contexto histórico desde a Primeira Guerra Mundial até o início da Guerra Fria, além de provocar uma reflexão sobre ética e intolerância, tema em questão até os dias de hoje.

Um pouco de História

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha perdeu parte de seus territórios para a França, Polônia, Dinamarca e Bélgica. Os alemães também foram obrigados, pelo Tratado de Versalhes, a pagar indenizações às nações vencedoras. O país afundou em dívidas, o que gerou desemprego em massa. As tentativas frustradas de uma revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e as sucessivas quedas de gabinetes de orientação social-democrata criaram condições favoráveis ao surgimento e expansão do nazismo no país.

Em 1933, quando os nazistas subiram ao poder, pelo voto popular, Hitler pôs suas idéias em prática e suspendeu os direitos civis, dissolveu os partidos políticos, proibiu greves e fechou sindicatos. Com plenos poderes, o Führer decidiu erradicar todos que não considerava alemães puros e, assim, eliminar todos os traços de judaísmo na Alemanha. Também foram perseguidos comunistas, homossexuais e outras minorias.

Em 1939, mais de 300 mil judeus já tinham sido expulsos da Alemanha. Depois da conquista da Polônia, ainda nesse mesmo ano, os judeus foram tirados de seus guetos e levados para campos de concentração. Os prisioneiros fisicamente aptos, eram selecionados para trabalhar até a morte em fábricas. Desde o começo da Guerra, os nazistas fizeram experiências com os presos, judeus em sua maioria, mas a morte em massa ocorreu através das câmaras de gás. Cerca de seis milhões de judeus forma exterminados durante o Holocausto.

Sugestões para atividades

Por apresentar diversas fases da história mundial, Olga pode ser o ponto de partida para a discussão de temas como a Primeira Guerra Mundial; a ascensão do nazismo e do fascismo; a criação da União Soviética e o conflito entre capitalismo e comunismo; o contexto histórico e social do Brasil nos anos 20, 30 e 40, que levou ao surgimento do movimento tenentista, da Coluna Prestes e do Estado Novo de Getúlio Vargas; a Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria. A realização de um debate sobre ética, respeito aos direitos humanos, preconceitos raciais e perseguições religiosas também pode ser uma atividade interessante.

Fonte: http://www.historianet.com.br

Ficha técnica
 
Título original: Olga
Ano: 2004
Tempo: 140min
Censura: 14 anos
País: Brasil
Formato de Tela: Fullscreen
Região: 4
Legenda: Inglês, Português
Aúdio: Português (Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0)
Distribuidora: Europa Filmes, Lumière
Produtora: Europa Filmes, Globo Filmes


Sinopse

"Olga", baseado no livro homônimo escrito por Fernando Morais, conta a história de Olga Benário Prestes (Camila Morgado), uma militante comunista que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.


Gênero 
  • Biografia
  • Drama
  • História
  • Romance
  • Guerra
  • Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário