terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lisboa: ruas da cidade tem nomes criativos e inusitados


Nomes das ruas de Lisboa são convite à imaginação em Portugal

Rua Triste-Feia, beco do Cascão são alguns dos nomes inusitados. Especialista explica que o nome que o povo dá sempre prevalece.

André Luiz Azevedo, Lisboa, Portugal, para o Jornal Hoje

 
Pegue o beco do Carrasco, vire à direita na calçada do Cascão e de repente a rua da Triste-Feia. Uma indicação assim só em Lisboa mesmo.

Nosso passeio pelas ruas e bairros de nomes curiosos começa ao pegar um ônibus para o bairro do Senhor Roubado. O lugarejo parece não se envergonhar do nome. Ele está estampado no pequeno comércio. Mas quem será que foi o tal senhor roubado?

O Senhor Roubado foi a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo roubada de uma igreja no século 17. Percorrendo ruas e becos, chegamos a uns nomes curiosos. Outros que fazem referência a profissões, moradores.

A travessa do Judeu faz esquina com a rua do Poço dos Negros. A rua do André Valente não tem nada a ver comigo, mas há também lembranças sinistras como o beco do Carrasco. Será que é lembrança da época da perseguição religiosa?

Na feira da Ladra, uma das mais antigas de Lisboa, as mercadorias são aquelas comuns em feiras de quinquilharias, algumas antiguidades, mas quem será que deu o nome à feira? Nós procuramos o professor de história de Lisboa, João Alves Dias, para entender como surgem nomes tão curiosos assim.

Ele dá o exemplo de um dos lugares mais conhecidos da capital portuguesa: o Chiado. A placa diz que é em homenagem ao poeta que tinha esse apelido. Mas o professor diz que, na verdade, é por causa do chiado das rodas dos bondes e das antigas carruagens, mas o importante, ele diz, é que o nome que o povo dá sempre prevalece.

Mas logo aparece alguém para esclarecer a origem de um nome tão estranho para a rua Triste-Feia. Um morador da região explica: “dizem que era uma senhora que vivia na parte de cima da rua e que não era muito bonita e daí o nome”.

Olhando a cidade do alto, não dá nem para imaginar quantos nomes de ruas, becos, bairros interessantes, divertidos e curiosos ainda há para descobrir em Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário