segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Livro lembra os 70 anos dos ataques que levaram Brasil entrar na 2º Guerra

Em 1942, cinco navios brasileiros foram atacados pelos nazistas. Sobrevivente é a protagonista do livro-reportagem que conta episódio.


Na Bienal do Livro, uma publicação foi lançada na quinta-feira (16/08) lembrando os 70 anos dos ataques de submarinos alemães que acabaram levando o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial.

Depois de passar horas boiando numa caixa de madeira usada para transporte de leite condensado, uma menininha foi resgatada. Era Walderez Cavalcante. Ao lado do pai, sobreviveu ao naufrágio do navio Itagiba, torpedeado pelo submarino alemão. “Quando pegaram meu pai, ele pergunta por mim. Então disseram que eu não tinha sido recolhida. Então ele pede que larguem ele, porque ele também não quer sobreviver. Então é quando veem uma caixa boiando, muito distante. Fui a última sobrevivente a ser recolhida”, conta a sobrevivente, Walderez Cavalcante.

O jornalista Marcelo Monteiro passou os três últimos anos atrás de Walderez Cavalcante. Ela é a protagonista do livro-reportagem que conta um episódio marcante da história do Brasil. Entre os dias 15 e 17 de agosto de 1942, cinco navios brasileiros foram atacados pelos nazistas.

“O que eu acho que é muito relevante: em três dias, em menos de 72 horas, morreram 607 pessoas. Se a gente for fazer um paralelo com o que morreu de gente com a participação brasileira na guerra, que foram 465 pessoas em um ano, a gente pode ter uma ideia da dimensão desse episódio”, diz o autor Marcelo Monteiro.

O prefácio, que é do escritor Luis Fernando Veríssimo, diz que esse livro "lança luz sobre as sombras que ficaram para trás, as histórias que ainda faltavam contar". Realmente, apesar da importância histórica desse fato, que levou o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial, ele ainda é pouco conhecido pelos brasileiros.

Walderez demorou uma vida inteira para conseguir falar a respeito, e até hoje quando lembra, se emociona. “Sempre dá vontade de chorar. “Eu controlo, mas é difícil”.

Fonte: Jornal da Globo (G1).


O livro
Título: U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Autor: Marcelo Monteiro
Prefácio: Luís Fernando Veríssimo
Formato: 16X23 cm
Páginas: 350
ISBN: 978-85-8013-121-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário